Prefeitura mantém parceria com o IPHAN E A UFS para educação patrimonial


O projeto Educação Patrimonial em Laranjeiras faz parte da rede Pontos de Cultura em Sítios Históricos, do Ministério da Cultura e do Iphan, que pretende estimular e apoiar projetos voltados para o patrimônio cultural e suas relações com cidadania, direitos, geração e distribuição de renda. Em Laranjeiras, a instituição responsável pelo planejamento, proposta e execução das ações do ponto de cultura foi a Prefeitura Municipal.

O Núcleo de Museologia da Universidade Federal de Sergipe já desenvolvia, independentemente, os projetos de pesquisa e extensão Usos do Patrimônio em Laranjeiras e Explorando o virtual e descobrindo o atual. Com a parceria, o Ponto de Cultura passa a contar com a participação da equipe da UFS, tornando possível ampliar o número de oficinas e encontros propostos. Já a equipe da UFS terá acesso à infra-estrutura e às publicações do projeto.
O Ponto de Cultura de Laranjeiras pretende promover ações de educação patrimonial voltadas à população do município, com vistas ao fortalecimento de seus laços com o patrimônio material e imaterial local. Com isso, deseja-se não somente preservar o patrimônio em si mesmo, mas também, construir diálogos, pontes e trocas – entre instituições públicas e sociedade civil, entre saber popular e conhecimento erudito, entre universidade e cidade, entre ideais e realidade.
O Ponto de Cultura de Laranjeiras pode ser visto como um laboratório de educação patrimonial. A partir dele, será possível avaliar como prosseguir com ações desta natureza na cidade. Os professores, guias, e demais participantes das oficinas terão papel fundamental na continuidade das ações, enquanto agentes multiplicadores, e terão acesso ao material didático e de divulgação para a continuidade das ações. Entende-se tal conjunto de esforços como uma caminhada rumo à construção de um Plano Municipal de Educação Patrimonial.
 As ações que estão sendo desenvolvidas são:
- Oficinas de educação patrimonial com diferentes grupos – moradores, professores da rede pública, alunos de ensino fundamental e médio, funcionários públicos, guias turísticos, agentes de trânsito e taxistas.
- Elaboração e publicação de material sobre o patrimônio cultural de Laranjeiras: um gibi, um guia e um álbum.
- Criação de uma biblioteca voltada para a área de patrimônio cultural na Oficina-Escola de Laranjeiras.
- Concurso de artes plásticas e poesia sobre o patrimônio cultural laranjeirense em parceria com a Universidade Federal de Sergipe.
O sobrado da Oficina Escola de Laranjeiras situa-se no coração da cidade: o calçadão da rua Getúlio Vargas, antiga rua Direita. Além de servir de sede à OEL, a edificação abriga exposições temporárias e eventos culturais. Com a implantação do Ponto de Cultura, o espaço passará a agregar novas funções, abrindo ainda mais suas portas à comunidade laranjeirense, sergipana e brasileira.

Fonte: SECOM/PML

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Seguidores