Confira o que abre e fecha durante o carnaval

04/03/2011 - 07:25


Neste final de semana começa o carnaval, a maior festa popular do país. Durante os quatro dias antes da quarta–feira de cinzas todos param para brincar ao som de marchinhas e músicas de carnaval. A terça-feira maior precede a quarta de cinzas, que tem este nome devido à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da quaresma. Portanto durante os dias 5 e 9 de março o horário de funcionamento do comércio, estabelecimentos e órgãos é alterado. Veja abaixo
Comércio
Segundo o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Samuel Schuster, todo o comércio está liberado para funcionamento normal no durante o carnaval. No sábado, 5, as lojas do Centro comercial abrem até o meio dia. Na segunda, 7, é facultativo a quem quiser abrir e na terça-feira, 8, o comércio estará fechado. Na quarta-feira de cinzas todo o comércio reabre a partir do meio dia.
Shoppings
O Shopping Riomar vai alterar o seu horário de funcionamento durante o feriado prolongado de Carnaval. No sábado, 5, e no domingo, 6, o shopping funcionará normalmente. Na segunda-feira, 7, e na terça-feira, 8, o Game Station, a praça e os quiosques de alimentação abrem das 12h às 22h; já o Cinemark funciona conforme programação. As demais lojas estarão fechadas. Na quarta-feira ,9, todas as lojas do Shopping Riomar abrirão a partir das 12h. O Hiper G. Barbosa, Ferreiro Grill e Mercado 153 deverão funcionar em horário ampliado no período. Na quinta-feira, 10, o funcionamento do Shopping volta ao normal.
Já no Shopping Jardins nos dias 5 e 6 de março, todo o centro de compras e lazer vai funcionar normalmente, das 10 às 22h. Já na segunda e terça-feira, 7 e 8, apenas o Sweet Play, Cinemark, as praças de alimentação, os restaurantes Senzai, Ferreiro, Pasta Fast, quiosques e demais lojas de alimentação abrem suas portas a partir do meio-dia. Na quarta-feira de Cinzas, 9, todo o Shopping Jardins começa a funcionar ao meio-dia.
Museus
O Museu Histórico de Sergipe (São Cristóvão) fecha durante todo o período carnavalesco. No Museu de Arte Sacra (Laranjeiras) abre no sábado, domingo e terça em horário especial: das 12h às 17h. Já o Museu Afro de Sergipe (Laranjeiras) abre no sábado, domingo e terça em horário especial: das 12h às 17h.
Saúde e Assistência Social
Os hospitais Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte) vão funcionar normalmente, assim como o Samu 192, a Urgência Psiquiátrica do Hospital São José e os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) 24h Liberdade, David Capistrano e Jael Patrício. A Central de Acolhimento de Crianças e Adolescentes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) manterá seu funcionamento 24h.
Trânsito
Os serviços de trânsito na capital irão funcionar normalmente. De acordo com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a equipe de manutenção de semáforos continuará atuando regularmente no feriado. Os serviços nos terminais de ônibus do município também não sofrerão quaisquer alterações.  
Mercados e feiras
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informa que o Parque da Sementeira irá abrir no horário normal. No caso das feiras livres, o horário de funcionamento também não será alterado. Já no Mercado Central, as atividades continuarão em funcionamento normal durante o sábado, 5, segunda-feira, 7, e quarta-feira, 9. No domingo, 6, o mercado funcionará até meio-dia e na terça-feira, 8, todas as atividades serão interrompidas. Os mercados setoriais estarão fechados durante a segunda e terça-feira.
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunica que os bancos estarão fechados para atendimento ao público nos dias 7 e 8 de março, reabrindo para atendimento a partir ao meio dia do dia 9 de março (Quarta-feira de Cinzas).
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que porventura vencerem nos dias 7 e 8 de março poderão ser pagos no próximo dia útil, 9 de março, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Correios
Na segunda-feira, 7, e terça-feira, 8, as agências dos Correios estarão fechadas. Elas voltam a funcionar a partir do meio dia da quarta-feira, 9.
Supermercados
Na rede do Bompreço, as lojas Bompreço Jardins, Saneamento, Rodoviária e Siqueira Campos funcionam normalmente durante o carnaval. Já as lojas Hiper Jardins e Hiper Gonçalo Prado, funcionam normalmente no sábado e na segunda-feira. No domingo o horário de 7h às 22h e na terça-feira das 7h às 20h.
O supermercado Extra irá funcionar em horário normal das 7h às 00h durante os dias de carnaval.
Já no G. Barbosa os hipermercados da rede terão o horário modificado. Na segunda-feira, as lojas funcionam de 6h às 21h e na terça-feira de carnaval o horário é de 6h às 19h. As demais lojas funcionam das 7h às 20h na segunda-feira e das 7h às 14h na terça-feira, 8.
Hemose
O Hemose estará aberto no sábado, 5, de 8h ao meio e na segunda-feira, 7, funcionará a partir das 7h ao meio dia. Na terça-feira o centro de doação de sangue estará fechado e na quarta-feira, 9, ele estará aberto entre o meio dia e 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Seguidores