Eventos religiosos marcam a Quaresma em Laranjeiras, vejam a programação:

APRESENTAÇÃO DOS PENITENTES DE LARANJEIRAS

DE 09/03  À 22/04 (sexta-feira da Paixão)



Os Penitentes de Laranjeiras é um grupo que resiste há várias décadas mantendo a tradição da cidade, eles rezam pelas almas que padecem no purgatório durante toda a quaresma, sempre começando a meia noite das segundas, quartas e sextas-feira.

Na sexta-feira da Paixão eles participam da procissão do Senhor morto no horário das 16horas onde rezam ao redor da imagem de Cristo morto.

PROCISSÃO DOS PASSOS
20/04 - 19:00



Na quarta-feira a Igreja católica realiza a procissão dos Passos, onde milhares fiéis acompanham Cristo no caminho pelo calvário: são sete Passos, em altares montados nas casas ao longo do trajeto, quando se cantam os Motetes de autoria de José Mariano da Costa e Verônica faz seu canto de lamento, composto pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo no começo do século XIX.




PROCISSÃO DO FOGARÉU
22/04 - às 0:00

Procissão do Fogaréu Laranjeiras 2010 (foto Neu Fontes)
A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente em muitas cidades brasileira e a Paróquia Sagrado Coração de Laranjeiras, incentivou jovens da comunidade, membros do Terço dos Homens e Penitentes, para realização também na cidade, e o resultado foi imediato a procissão começou com dezenas de pessoas e após 5 anos a participação do público já ultrapassa mais de mil pessoas pelas ruas acompanhando essa procissão.

Participação do Pe Diógenes na Procissão do 
Fogaréu 2010 foto: Neu Fontes
A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e tem início às 0:00 da sexta-feira da paixão com pouca iluminação pública e ao som de tambores, homens encapuzados, vestidos em indumentária especial e tochas nas mãos vem representando soldados romanos, saem da Igreja do Bomfim percorrendo as ruas da cidade e seguem então até a escadaria da Igreja São Benedito, onde pegam a imagem do Senhor dos Passos  e encerram na porta da Igreja Matriz, onde se dará a prisão de Cristo.





PROCISSÃO DO SENHOR MORTO
22/04 - às 16:00

Procissão da sexta-feira da Paixão em Laranjeiras/SE
foto: Gabriel
Essa celebração dramática acontece na Sexta feira Santa. Prepara-se um Calvário, com o Senhor crucificado, acompanhado de algumas figuras bíblicas.
Em geral, aparecem a figura de Maria, Mãe de Jesus, caracterizada com o a Senhora das Dores. Tem-se o costume de se colocar Maria Madalena, Verônica e outros. 

A procissão é seguida em silêncio, ao som das matracas e com cânticos de dor e piedade. A devoção popular faz dessa celebração o ponto alto da Semana Santa. Todos acompanham e rezam, como se fosse de fato um enterro real. 

Penitentes levam imagem do Senhor Morto
procissão da sexta-feira da Paixão em Laranjeiras/Se
foto: Gabriel
Em Laranjeiras um dos ponto mais marcantes é a chegada dos Penitentes indo ao encontro do corpo do Senhor morto que é uma imagem de tamanho natural, com cabelos naturais, que está deitada num esquife, com lençol e fronha bordados de roxo. A imagem é levada até a porta da Igreja Matriz onde os Penitentes faz as suas orações em clamor ao senhor morto.
Há ainda o costume de se beijar o Senhor Morto após a chegada à Igreja, com clima de piedade, tristeza e meditação. 






-------------------------------------------
Fonte: Evanilson Andrade Calazans
BLOG ESPAÇO CULTURAL - www.amigovane.com
Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Seguidores