Artistas populares sergipanos são as estrelas do Arraiá do Povo

Fonte: divirta.se.gov.br

Por Maíra Andrade, da Ascom/Secult
A noite da véspera do dia de São Pedro foi regada à pura cultura sergipana no Arraiá do Povo. O evento chegou ao seu penúltimo dia atraindo amantes da cultura popular e do típico forró produzido em Sergipe para a cidade cenográfica montada na praça de eventos da Orla de Atalaia durante todo o mês de junho.

A festa, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), buscou, por mais um ano, mostrar o que a cultura sergipana tem de melhor, levando grupos folclóricos, quadrilhas juninas, bandas de pífano e inúmeros trios pé-de-serra e forrozeiros para apresentarem seus trabalhos às mais de 200 mil pessoas que passavam diariamente pelo local. 

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a valorização do artista e da cultura sergipana como um todo foi mais uma vez o diferencial da festa. “Durante o período do Arraiá do Povo o que nós tentamos fazer foi evidenciar a arte e a cultura neste espaço. Sergipe é um Estado muito rico e diverso, com várias formas de celebrar os festejos juninos, e foi assim que buscamos formatar essa programação, com um pouco do que há de mais significativo nas nossas tradições”, observou a gestora, acrescentando que o público se sente muito atraído pelas faces tão marcantes da cultura popular sergipana.

Artistas motivados, público satisfeito
Entre os artistas que compuseram a programação do Arraiá do Povo 2011, a satisfação era unânime. Grupos folclóricos, forrozeiros ou quadrilhas, todos eles se mostraram muito contentes em ver que no Arraiá do Povo, a população tem um espaço reservado para apreciar a cultura local. “São iniciativas como estas que os artistas sergipanos estão precisando. Eventos como o Arraiá do Povo que mostram a população o que há de melhor na cultura sergipana”, opinou o forrozeiro João da Passarada.

A cantora Luiza Lu também foi uma das atrações da noite e se mostrou muito contente com o show e com a receptividade do público presente na festa. “Aqui temos a valorização não só dos sergipanos, mas também dos turistas que visitam o Estado. O Arraiá lotado mostra que o público fica deslumbrado com as apresentações da nossa terra, por isso acredito que esta iniciativa deve continuar e se fortalecer cada vez mais”, completou.

Luiza Lu não estava errada. O público presente na cidade cenográfica se encantava com cada apresentação que assistia, fossem grupos folclóricos, quadrilhas ou os forrozeiros nos palco, o clima de descontração contagiava a todos. “Acho que a festa aqui da Orla mostra a nossa cultura, diferente das outras espalhadas pelo estado. Acredito nessa valorização, por isso hoje vim aqui”, confessou o jovem estudante Antony dos Santos.

Outra pessoa que estava muito feliz com a valorização do artista da terra era a comerciante Celda Oliveira. Acompanhada de toda a família, a autônoma enumera os fatores que a levaram pela terceira vez a Orla de Atalaia. “Ambiente familiar, tranquilidade e principalmente as boas atrações da terra que nos orgulha em ser sergipanos”, reforçou.

Não são apenas os sergipanos que estão satisfeitos com a programação oferecida na cidade cenográfica do Arraiá do Povo. Centenas de turistas invadiram o local nas últimas semanas e puderam conferir um pouco do forró produzido no menor estado do país. “Sempre venho passar os festejos juninos em Sergipe e o Arraiá aqui da Orla é um dos locais que mais visito, pois gosto muito das atrações que se apresentam”, explica a professora aposentada, Givonete Pinto, que reside em Maceió.

Noite de despedida
A festa no Arraiá do Povo termina na noite de quarta-feira, 29, mais ainda há tempo de apreciar um pouco da cultura sergipana.

Na última noite do evento, atrações como Jailson do Acordeon, Orquestra Sanfônica de Aracaju e o Trio Branquinho do Acordeon, animarão os forrozeiros a partir das 18h. Além disso, as quadrilhas juninas ‘Balança Mas Não Cai’ e ‘Século XX’, completarão a festa que irá apresentar também, uma linda mostra do Barco de Fogo, outro grande símbolo dos festejos juninos de Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Seguidores