Prefeitura abre inscrições para III Prêmio de Poesia Popular João Sapateiro

Com Informações da Secretaria da Cultura/PML

A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura, abre no dia 22 de Junho de 2011, o edital do III Prêmio de Poesia Popular João Sapateiro.

Essa edição tem como tema Personagens da Cultura Popular de Laranjeiras. As inscrições deverão ser feitas pessoalmente até o dia 20 de setembro de 2011 na Secretaria de Cultura, situada a Praça Samuel de Oliveira, 241 – Centro – 49.170-000 O regulamento e a ficha de inscrição podem ser retirados na própria Secretaria de Cultura, ou através do e-mail cultura@laranjeiras.se.gov.br. Ou do site www.laranjeiras.se.gov.br.

João Silva Franco nasceu na cidade de Riachuelo, em Sergipe, no dia 20 de junho de 1918. Negro, quase dois metros de altura, teve a vida marcada pelo sobrenome postiço. Profissionalizou-se como sapateiro. Passou a ser conhecido como João Sapateiro e reconhecido como o sapateiro poeta. Viveu quase 90 anos, antes de morrer placidamente em uma quinta-feira, dia 9 de outubro de 2008.
Sua poesia, tal qual sua arte de consertar sapatos, é um patrimônio de Laranjeiras, um rico exemplo de criação. Os sapatos gastos perdem-se, mas a poesia continua servida, nos livros que publicou. Em homenagem à história desse grande poeta e à poesia popular é que a Prefeitura de Laranjeiras criou em 2009 o prêmio João Sapateiro de Poesia Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Seguidores