Secretaria de Cultura de Laranjeiras realizou o III Café Cultural e Vernissage

Com informações e fotos da SECULT/PML
Por Irineu Fontes
Postado por Espaço da Notícia
em 10 de julho de 2011 às 15horas

A Prefeitura Municipal de Laranjeiras através da Secretaria Municipal de Cultura deu continuidade no dia 07 de Julho a vernissage do Projeto de exposições mensais na galeria Horacio Hora e o Café Cultural projeto que conta com a participação da comunidade intelectual da cidade.

Nessa edição a Secretaria de Cultura estará expondo dos dias 07 a 25 de Julho a exposição “A Mulher, a Arte e o Tempo” com a artista Plástica Laranjeirense Risolina Policiano Novaes.

 A Artista nasceu em 12 de fevereiro de 1900, em um dos prédios que hoje compõem o conjunto de sobrados do Campus Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe. Logo cedo foi residir em Aracaju, onde freqüentou grupos religiosos e, através de um curso com Nair Porto, realizou seus estudos e experimentos nas artes plásticas, não demorando a imprimir nas telas suas primeiras pinceladas.

Suas telas representam paisagens, alagados, naturezas mortas e figuras, utilizando técnicas de óleo sobre tela e sobre Eucatex. Em duas décadas, produziu quase uma centena de cenários marinhos com barcos e pescadores, paisagens estrangeiras com gueixas, vilarejos e moinhos, além de personagens como crianças, bailarinos, bandoleiros e baianas

Recentemente, seu filho fez a doação de um acervo composto por 69 obras para a Prefeitura Municipal de Laranjeiras para fins didáticos, artísticos e culturais. Com a criação da Galeria de Artes Horácio Hora, a Secretaria Municipal de Cultura realiza a exposição “A Mulher a Arte e o Tempo” a fim de proporcionar aos visitantes a redescoberta do trabalho dessa artista laranjeirense.

Tivemos a grande apresentação musical do Sandro Zuzarte excelente instrumentista que com seu sax encantou a todos os presentes, a poesias do João Sapateiro recitadas pelo Koka Sapateiro e palavras dos familiares da Artista Risolina Novaes.

Estiveram presentes a Prefeita Ione Sobral, o Secretario de Estado da Agricultura Zezinho Sobral, Secretários municipais, a família da artista, personalidades e intelectuais de Laranjeiras, além da competente equipe da Secult.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Seguidores