Seides reúne beneficiários de kits de construção em Laranjeiras

O Governo vai atender 889 famílias em 11 municípios sergipanos. Em Laranjeiras, são 382 beneficiários.

Eliane Aquino fala aos presentes ao lado da Prefeita Ione Sobral
A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, participou nesta terça-feira, 19, de uma reunião com os 382 beneficiários que receberão os kits de material de construção na cidade de Laranjeiras, um dos municípios que decretaram situação de emergência em abril de 2010, quando Sergipe enfrentou chuvas torrenciais.
Cada beneficiário recebeu uma planilha com a quantidade de material que está adquirindo. O Governo vai atender 889 famílias em 11 municípios sergipanos. Para Laranjeiras, foram investidos R$ 788.544,04 em material de construção. Todos estão cadastrados no CadÚnico e vivem em situação de vulnerabilidade. A Seides já realizou a entrega dos kits na Barra dos Coqueiros, que recebeu 33 kits, Brejo Grande (29), Carmópolis (204), Ilha das Flores (9), Itabaiana (15), Nossa Senhora do Socorro (59), Maruim (59), Pacatuba (35), Neópolis (4) e São Cristóvão (92).

"Até esse material chegar aos beneficiários, o Estado enfrenta um longo processo de burocracia, como captação de recursos e abertura de licitação. É um caminho demorado, mas muito válido, pois agora temos a sensação de dever cumprido. Assumimos o compromisso de melhorar a vida daqueles que tiverem suas casas danificadas e estamos cumprindo com esse objetivo. Desejo que os beneficiários aproveitem o seu material para realizar benfeitorias em suas casas", destacou Eliane Aquino.

O Coordenador Estadual da Defesa Civil, Erivaldo Mendes fala aos beneficiários
"É com grande alegria que vamos entregar os materiais às famílias de Laranjeiras. Estamos aqui para esclarecer as dúvidas dos beneficiários e orientá-los a fazer um bom uso do material recebido", ressaltou o coordenador Estadual da Defesa Civil, Erivaldo Mendes.

A prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral
A prefeita do município, Ione Sobral agradeceu o auxílio do Governo do Estado. "Ficamos angustiados e preocupados sempre que chove em Laranjeiras. 
O município foi um dos mais atingidos com a chuva do ano passado, por isso é com satisfação que recebemos essa grande ajuda. O povo aceita o auxílio trazido pelo Governo do Estado com muita alegria. Temos certeza que esses 382 kits farão a diferença para a população que teve suas casas danificadas".

Agradecimentos

O beneficiário Jailson dos Santos, 20 anos, morador do povoado Cedro, agradeceu pelo material recebido. "Moro em uma casa de taipa e uma parte dela foi destruída no ano passado por causa das chuvas. Agora, com esse material, vou poder construir, pelo menos, um quarto para morar com minha mulher e meu filho".

Para Almir Nascimento, beneficiário do povoado Camaratuba, a satisfação não foi diferente. "Fico feliz em receber esse material para poder reconstruir a minha casa. Agora vou em busca dos pedreiros para fazer o serviço".

Procedimento

O Governo Federal enviou, em setembro do ano passado, o recurso para atender as vítimas. Como a verba chegou às vésperas de encerrar o prazo do decreto de emergência, a solução encontrada pela Seides foi utilizar o recurso legal da licitação para adquirir os kits, processo que só pode ser iniciado após o período eleitoral.

A primeira licitação aconteceu em 2010, porém a empresa ganhadora desistiu do negócio. Após o fechamento do exercício financeiro de 2010, o segundo processo foi tramitado e a empresa vencedora iniciou a distribuição dos materiais nos municípios em maio.

A Seides ficou responsável pelo gerenciamento das ações de socorro, e a outra parte do recurso ficou sob o gerenciamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que são responsáveis pelas ações de construção e prevenção a novas inundações.

Fonte: ANS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Seguidores