CULTURA E TURISMO | IPHAN, distribui cartilha "Paletas de Cores do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Laranjeiras/Sergipe"

Cartilha Cores de Laranjeiras
A cartilha serve para orientar os moradores da necessidade de solicitar autorização do Iphan para repintura dos imóveis.

Com informações de Evanilson Calazans (AmigoVane)
Do Blog Espaço da Notícia (atualização às 20h58m

Laranjeiras, (13/08) - Técnicos do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, estão visitando os moradores em Laranjeiras, distribuindo cartilhas e orientando como devem agir quando  iniciar qualquer tipo de reforma nos seus imóveis. O  objetivo do Iphan é que a população conheça as melhores combinações de cores para a paisagem da cidade, utilizadas nas fachadas das casas, na cartilha constam algumas cores que o moradores podem escolher, mesmo assim não dispensa a autorização do IPHAN. (Leia mais)

Também na cartilha acompanha um mapa que divide a cidade em 3 setores, que serve para identificar em qual setor o seu imóvel está encaixada. Um fato que me chamou a atenção foi a área de entorno da área tombada, como podem ser observadas no mapa, pois segundo informações recebidas pela historiadora Lívia Moraes, essa área de entorno também devem receber as mesmas orientações para não prejudicar a área do tombamento, portanto fica obrigado os donos de imóveis nessa área, solicitar ao Iphan orientações e autorização para qualquer tipo de reforma ou alteração que venha a ser executada em suas casas.
Mapa de orientação que acompanha a cartilha | IPHAN
O trabalho de orientação do IPHAN é importante e necessário, que os proprietários recebam os técnicos e fiquem atentos a toda explicação que receber.

Mais informações procurem os técnicos do Iphan, às terças-feiras, na Oficina Escola, localizada no Calçadão Getúlio Vargas, centro, Laranjeiras-Sergipe.

Como surgiu a cartilha?

A cartilha Paletas de cores do Conjunto Arquitetônico e paisagístico de Laranjeiras, começou a ser preparado em 2007-2008, com a realização de pesquisas (prospecções) nas fachadas dos imóveis, que permitiram identificar a sucessão de cores utilizadas ao longo do tempo, em parcela significativa da área tombada da cidade. A partir de então, iniciou-se a análise do material levantado.

Fonte: Cartilha Cores de Laranjeiras

Um comentário:

  1. Tarefa muito difícil para ser controlada, muitos moradores nem sabem e nem tem bom gosto em escolher as cores da sua própria casa.

    Um abração aos amigos de Laranjeiras!

    Roberto Assis
    Aracajú

    ResponderExcluir

AddToAny

Seguidores