Curta-SE 11 trará ‘O Senhor do Labirinto’ para Sergipe

Flávio Bauraqui interpreta
Bispo do Rosário / Foto: Divulgação
A 11ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) trará para Aracaju o longa-metragem ‘O Senhor do Labirinto’. O filme do diretor Geraldo Motta conta a história de Arthur Bispo do Rosário, um descendente de escravos nascido em Japaratuba - interior sergipano - que se tornou conhecido mundialmente pela sua produção como artista plástico. A primeira exibição acontecerá na abertura do festival, 12 de setembro, no Teatro Tobias Barreto.

Em junho de 2008, as filmagens foram iniciadas no prédio do antigo Centro Psiquiátrico Garcia Moreno, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, na região da Grande Aracaju. O processo de capacitação da mão-de-obra local, no entanto, começou muito antes com as oficinas realizadas. Entre as oficinas estiveram as de ator, de assistente de direção, de figuração, de arte, de costura e de bordado, que envolveram quase 700 pessoas. Durante as gravações, 120 pessoas foram empregadas diretamente, sendo 90 sergipanas. (Leia mais)


A atriz Maria Flor e o ator Flávio Bauraqui / Foto: Divulgação
Filmando quase em sua totalidade em terras sergipanas, ‘O Senhor do Labirinto’ além de divulgar a história de Bispo do Rosário, ajudou a movimentar o cenário audiovisual já que em sua produção houve a participação de atores e figurantes locais. O filme conta em seu elenco com atores consagrados como Maria Flor e Flávio Bauraqui, protagonista do longa, além de talentos sergipanos como Andréia Vilella e Diane Veloso. O longa  ganhou o Troféu Redentor de Melhor Filme de Ficção Brasileiro eleito pelo júri popular no Festival do Rio de 2010.

O sergipano Bispo do Rosário mudou-se para o Rio de Janeiro em 1925, onde 13 anos depois foi diagnosticado um quadro de esquizofrenia. A partir de então, veio a internação na Colônia Juliano Moreira, local em que produziu todas as suas ‘representações’, durante os 50 anos que ficou internado. Essas ‘representações’, como ele as denominava, foram feitas com sapatos velhos, linhas desfiadas dos seus uniformes, canecas, latas. Todas expostas no salão central da Colônia.  Bispo do Rosário também foi responsável pela criação de um ponto inédito do bordado: a união do ‘correntinha' e da ‘caviado’.

Curta-SE 11
Além da abertura, o filme terá mais dois dias de exibição: 13 de setembro, às 14h, no Sesc Centro, e no dia 15, às 10h, no campus Farolândia da Universidade Tiradentes. “É uma vitória para o Curta-SE exibir este filme pela primeria vez Sergipe.  Primeiro porque conta a história de um sergipano. Segundo porque estamos trazendo um obra cuja produção foi realizada aqui. Além disso, ‘O Senhor do Labirinto’ foi patrocinado pelo Governo do Estado que também é o nosso co-patrocinador do festival”, resaltou a produtora do festival Deyse Rocha.

Para a diretora executiva do Curta-SE, Rosângela Rocha, o festival é o principal fomentador da produção e divulgação cinematográfica. “Acreditamos que o Curta-SE ajudou Sergipe a sair do hiato em que se encontrava em termos de produção e difusão. Hoje, além de trazermos para o festival as produções que dificilmente chegariam às salas de cinema de Sergipe, também movimentamos significativamente o cenário audiovisual, graças às parcerias estabelecidas”, relatou a diretora executiva do festival, Rosângela Rocha.

O Curta-SE  acontece no período de 12 a 17 de setembro com mostras nas cidades de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Estância. O Curta-SE conta com exibições no Teatro Tobias Barreto, Cinemark, Sesc Centro, Universidade Tiradentes e nos campi da Universidade Federal de Sergipe.

O festival, incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Petrobras, co-patrocínio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Comunicação Social, apoio cultural do Cinemark e Banco do Nordeste, apoio do Banese Card, Mega Collor, Pontão Avenida Brasil, Cinerama Brasilis, Nova Digital, Unit, Sesc Sergipe, UFS,  Secretaria de Estado da Cultura, Porta Curtas, Canal Brasil,  CiaRio, Fórum dos Festivais, Shopping Jardins, e realização da Casa Curta-SE e Ministério da Cultura/Governo Federal.

Por: Wilson Melo
Fonte: casacurtase.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Seguidores