ALERTA | Febre do Nilo Ocidental aparece pela primeira vez no Brasil

Pela primeira vez no Brasil foi identificado o vírus da febre do Nilo Ocidental, doença com sintomas parecidos aos da dengue e também transmitida por mosquitos. A descoberta, de pesquisadores da Fiocruz, ocorreu no Pantanal. Cinco cavalos tinham anticorpos contra o vírus, ou seja, sofreram infecções. (Leia mais)

Diversas espécies de mosquito são capazes de transmitir o vírus. Humanos e outros mamíferos podem adoecer, mas não reinfectam o inseto, ao contrário da dengue. Apenas pássaros e répteis o fazem, reiniciando o ciclo.

Sintomas
Muitas vezes, a infecção é assintomática em seres humanos. Em outros casos, os sintomas são: febre, dores no corpo e náusea. Alguns doentes têm formas mais graves do mal, que afetam o sistema nervoso central. O estudo ainda não conseguiu identificar que tipo de mosquito é o vetor da doença no Brasil.
Em 1999, a febre do Nilo Ocidental chegou à América, causando dezenas de mortes nos Estados Unidos. Desde então, apareceram casos na Colômbia, Venezuela e Argentina, em cavalos e aves.
Fonte: Notícias Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Seguidores