Minha Terra Laranjeiras, é assim que te vejo.

Praça da Matriz | Foto: 
Arquivo AmigoVane 
Laranjeiras, sua história contada por quem nela sabe viver.

Por: Evanilson Calazans
Blog Espaço da Notícia do AmigoVane

Laranjeiras/SE (07/08) - Foi nessa pequena cidade no Estado de Sergipe, que meus avós, meus pais escolheram para criar toda a família, foi nessa pequena cidade que fui educado, estudei do ensino fundamental ao ensino médio em Laranjeiras e nunca deixou a desejar, pois a procura pelo aprendizado deve partir do aluno e assim o fiz. 


Em Laranjeiras, cresci assistindo a desfiles pelas ruas de nossas tradições folclóricas a exemplo do: Reisado de Dona Lalinha, do Cacumbi do Sr. Deca, da Chegança do mestre Oscar, da Taieira de Dona Lourdes nos Encontros Culturais, pude sentir na pele como é ser um Lambe-sujo, pois participo do grupo há mais de 20 anos e sei como é gratificante poder vivenciar uma história contada e mostrada, através de uma encenação folclórica, é uma emoção indescritível. 

Assim como os Lambe-sujos participei de uma tradição religiosa na cidade o Grupo dos Penitentes e lá permaneci por 08 anos e pude ajudar a manter viva essa tradição, que já andava ameaçada em acabar, pois não havia interesse das pessoas em sair mais no grupo.

Como esquecer também das tradicionais Micaremes, com seus mais de 70 anos de existência, desfilando lindas fantasias em ritmo de um frevo que contagiam os torcedores fanáticos dos blocos: Laranjeirense, Botafogo, Águia de Ouro e Gaviões e todo o povo que assiste a esse espetáculo de cores.

Laranjeiras também tem sua história religiosa marcada pela fé, suas procissões sempre atraiu um número expressivo de fiéis católico para a cidade, a exemplo da Semana Santa e da Festa do Padroeiro que a cada ano vem superando em número de visitações na cidade.

Tudo isso posso contar pois estão memorizadas na minha cabeça, pois vivencio a cada dia a trajetória de uma cidade que tenta através de sua história se manter viva na alma das pessoas, participando ou não, sempre acreditei e acredito no potencial da sua história, para acreditar na minha Laranjeiras só precisei vivenciar um pouco, e esse pouco foi suficiente para mostrar a todos que devemos valorizar o que é nosso, não espere o turista dizer que bonita, diga você mesmo.

A cidade é nossa, Laranjeiras merece ser tratada com amor e respeito, ajude-a preserve a cidade e sua linda história cultural.

"Minha Terra Laranjeiras é assim que te vejo"

PARABÉNS PELOS 179 ANOS LARANJEIRAS!
"DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA LARANJEIRAS"

13 comentários:

  1. Parabéns Laranjeiras. essa terra é realmente abençoada por Deus.

    Edson Passos
    Aracaju/Sergipe

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Laranjeiras! Terra da efetiva expressão cultural do Estado de Sergipe!

    Keizer Santos
    Maruim (SE)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Laranjeiras pelo seus 179 anos.

    Angela Sarmento

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Laranjeiras!Orgulho de ser LARANJEIRENSE!!!!!!!

    Isabell
    Malaga /Espanha

    ResponderExcluir
  5. parabens larangeiras pelos seus 179 anos , terra de gente hospitaleira de onde fiz grandes amizades como a sua e de outros


    ALMIR,ARACAJU

    ResponderExcluir
  6. MUITO BOM O SEU BLOG! VOU ADICIONA-LO NO MEUS FAVORITOS.
    BOA SORTE!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Laranjeiras!!! 179 anos de história!!!

    Scheila, ARACAJU

    ResponderExcluir
  8. Vane parabéns pelo Blog e pelo texto; que expressa tão bem o amor que existe em cada Laranjeirense pela sua terra.

    Aplausos para Laranjeiras......

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS LARANJEIRAS! SOU CARIOCA MAS SOU DESCENDENTE DE SERGIPANOS! FICO MUITO FELIZ COM A EMANCIPAÇÃO!

    ResponderExcluir
  10. Ana Paula Cruz Ofs.7 de agosto de 2011 17:27

    Apesar de ter nascido em Santo Amaro - BA, me considero sim, uma Laranjeirense de corpo e alma!!! Amo minha TERRA LARANJEIRAS!Parabéns Cidade Maravilhosa!

    ResponderExcluir
  11. Ana Paula Cruz Ofs.7 de agosto de 2011 17:32

    As margens do potente Cotinguiba, surgiu um povo que recebeu muito luz. Dando origem ao Povoado Laranjeiras, com as graças do Coração de Jesus!Parabéns pelos 179 anos LARANJEIRAS!

    ResponderExcluir
  12. Receber o primeiro trono de culto ao Coração de Jesus na América; ter sido centro de debates e difusão em defesa da República e do fim do cativeiro; situada entre colinas, formando como que um ninho de onde as aves da Inteligência esvoaçaram; Católica até o fim!
    Parabéns, Laranjeiras! Comoção da minha vida!

    ResponderExcluir
  13. Tania Garcia - Banese8 de agosto de 2011 01:43

    Parabéns minha querida LARANJEIRAS, terra que aprendi a AMAR E RESPEITAR, onde vivi praticamente cinco anos de minha vida, fui respeitada e também amada, tenho saudades, saudades de toda essa gente linda, guerreira, amiga e feliz, meu coração ai ficou com todos vocês, beijo e parabéns a todos que fazem esta linda cidade.

    ResponderExcluir

AddToAny

Seguidores