Campanha contra sarampo termina hoje

O Ministério da Saúde recomenda aos municípios que não atingiram a meta dêem prosseguimento à vacinação. Em Sergipe, a cobertura já superou 99%.

A campanha de vacinação contra o sarampo termina, hoje, 30, com sucesso. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar 95% do público-alvo - crianças de um a menos de sete anos de idade - foi superada. Foram vacinadas no Brasil, até o momento, 16.565.389 - equivalente a 96,9% - das crianças na faixa etária estabelecida. O Ministério da Saúde recomenda aos municípios que não atingiram a meta dêem prosseguimento à vacinação. Em Sergipe, a cobertura já superou 99%. 


O Ministérioda Saúde, em parceria com estados e municípios, fará em todo o Brasil o Monitoramento Rápido de Cobertura. Esta iniciativa serve para avaliar as coberturas vacinais alcançadas na Campanha de Seguimento contra o Sarampo. Na oportunidade, as crianças que forem encontradas sem o registro de vacinação, serão vacinadas.

O monitoramento terá início em dia 15 de outubro e prosseguirá até o fim de novembro. Esta estratégia tem como objetivo validar os dados administrativos registrados durante a campanha, permitindo ainda uma nova oportunidade de vacinação para o grupo alvo. O secretário explica que as equipes de saúde dos estados e municípios percorrerão, de forma amostral, os domicílios incluídos nesse estudo.

DOENÇA - O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção sendo ofertada na rede pública de acordo com os calendários de vacinação do PNI.

*Com informações do Programa Nacional de Imunizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Seguidores