Campanha de vacinação contra o sarampo será encerrada nesta sexta-feira

Brasília - A segunda etapa deste ano da campanha de vacinação contra o sarampo termina nesta sexta-feira em 18 estados brasileiros: no Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, em Goiás, no Maranhão, em Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso, no Pará, na Paraíba, no Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, em RondôniaRoraima, Sergipe, Santa Catarina e no Tocantins.


Crianças de 1 a 7 anos devem ser levadas aos postos de saúde para receber a dose. De acordo com o Ministério da Saúde, até quinta-feira, mais de 88% das crianças nessa faixa etária haviam sido imunizadas. A meta do governo é vacinar 95% do público-alvo, 17 milhões de crianças. A campanha começou no dia 13 de agosto.

Na primeira fase, em junho, oito estados vacinaram contra a doença: São Paulo, o Rio de Janeiro, Minas Gerais, o Ceará, Pernambuco, a Bahia, Alagoas e o Rio Grande do Sul. Eles foram escolhidos em razão de um surto de sarampo na Europa e por se tratar de regiões com grande densidade populacional, alto índice de turistas e/ou baixa cobertura vacinal.

A imunização contra o sarampo é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas até quatro dias após o surgimento delas.

Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Seguidores