CULTURA E TURISMO | Projeto Sonora Brasil será lançado hoje em Laranjeiras

Evento Cultural. Será realizado hoje à noite, a partir das 19h, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Laranjeiras, o lançamento do projeto Sonora Brasil, com a apresentação do concerto da Comitiva São Benedito da Marujada de Bragança, do Estado do Pará.

O grupo é formado pelos cantadores Zezinho Brito, rezador há mais de 20 anos e encarregado por uma das três comitivas existentes, Rafael Almeida, Waldir Santos e Nazareno Nascimento, que, além de entoarem os cânticos, tocam, respectivamente, o tambor, o pandeiro, o reco-reco e a onça (cuíca grave).


Com a finalidade de apresentar as músicas instrumentais que acompanham a dança da Marujada em dezembro, Mestre Zito, rabequeiro oficial da Marujada de Bragança, e Júnior Soares, cantador, banjista e violonista, pesquisador da cultura amazônica, se integram ao grupo para apresentarem os seis ritmos típicos da celebração: a roda, o retumbão e o chorado (afro-brasileiros); a mazurca, o xote e a contradança (europeus).

Criado pelo SESC em 1998, o Sonora Brasil viaja pelo país com apresentações que priorizam o desenvolvimento histórico da música nacional e se firma como o maior projeto de circulação musical brasileiro, por cumprir sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra artística não comercial.

 O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país além de incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Em todas as edições do SONORA BRASIL é apresentada uma temática, com a proposta de valorizar elementos da música genuinamente brasileira. Alguns nomes de compositores conhecidos como, o respeitado rabequeiro Nelson da Rabeca, de Alagoas, já fizeram parte da programação do projeto.

Segundo a diretora regional do Sesc, Excelsa Machado, nesta edição, o SONORA conta com a participação de oito grupos, sendoquatro deles representando cada tema e com 420 concertos programados. Ao todo serão percorridas 110 cidades, de todas as regiões do país, e em sua maioria distante dos grandes centros urbanos. As populações locais terão a oportunidade de assistir aos concertos em diversos espaços públicos, como teatros, auditórios e dependendo da temática, também em Igrejas.

Fonte: SESC Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Seguidores