Laranjeiras promove etapa municipal da I Consocial

A Prefeitura de Laranjeiras, através de parcerias entre diversas secretarias municipais, Controladoria Geral do Estado (CGE), Controladoria Geral da União e sociedade civil realizou na manhã de hoje, (14), no Clube Recreativo Antônio Carlos Franco, a I Conferência sobre Transparência e Controle Social (CONSOCIAL), cujo tema central é “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública. No evento, foram escolhidos delegados para representar o município na conferencia estadual a ser realizada em março de 2012 e em seguida, na etapa nacional, que acontecerá em Brasília/DF, em maio de 2012.

A Conferência tem como objetivo fundamental a promoção da transparência pública e o estímulo à participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. “Como gestora, estou preocupada em realizar uma administração transparente, em que haja a participação popular na construção das políticas públicas e por este motivo, estamos realizando hoje a etapa municipal da CONSOCIAL, evento no qual estamos prestando contas à sociedade das ações executadas, como são executadas e quais os recursos utilizados. Nenhum gestor público deve deixar de fazer isto com a população”, disse a prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral.

Ione Sobral acrescentou ainda que a transparência nas administrações públicas promove o desenvolvimento e o combate à corrupção. “Um gestor público que executa ações de forma transparente mostra que está utilizando os recursos públicos da melhor forma e investindo em melhorias para a sociedade na qual está representando. Dessa forma, as cidades se desenvolvem, se tornam autônomas e a população tem mais oportunidade de emprego e renda. Além disso, agindo assim, estamos combatendo a corrupção”, ressaltou.

O secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado e presidente da CONSOCIAL em Sergipe, Adinelson Alves, classificou o evento como um marco histórico para a população. “A CONSOCIAL em Laranjeiras é um marco histórico para a população deste município. Isto mostra que a prefeita Ione Sobral tem compromisso com a sociedade laranjeirense. Neste evento, estamos discutindo propostas e diretrizes para construir políticas públicas que melhorem a qualidade dos serviços prestados à comunidade, assim como, a transparência de todas estas ações. Ainda neste espaço, promovemos o estímulo à participação da sociedade civil organizada na administração pública e assim, gestores e sociedade unidos decidem o destino das cidades”, afirmou Adinelson.

“Ainda no meu entender, a CONSOCIAL fortalece a gestão pública e cria mecanismos de interação entre a sociedade e os gestores públicos, já que discute de forma democrática e transparente todas as ações. É importante ressaltar que, com esta interação é possível garantir que os recursos públicos sejam aplicados nas ações prioritárias como saúde, educação, transporte, entre outros”, frisou Adinelson Alves.  

Com os resultados de todas as etapas serão consolidados pela Controladoria Geral da União (CGU) que, além da elaboração do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social dos recursos públicos, utilizará a experiência para a mobilização dos mais amplos setores da sociedade brasileira - a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Brasileira e Imprensa (ABI), e do Congresso Nacional - para a construção de uma agenda-positiva de prevenção da corrupção nas entidades públicas e privadas, como também de combate à impunidade dos agentes que se apropriam de recursos públicos.

Fonte e foto: ASCOM/PML

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Seguidores