"Rua Viva" é lançado nesta quinta e trânsito é modificado

Foto: Reprodução Portal Infonet

O evento, que segue até esta sexta-feira, 23, integra as ações da Semana Nacional do Trânsito e do dia Mundial Sem Carro.


O fluxo nas vias em torno da Praça General Valadão, Centro de Aracaju, será interditado das 7h às 17h, nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23. O motivo é a realização do projeto ‘Rua Viva', que integra as comemorações da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Mundial Sem Carro. Na ocasião, os pedestres circulam livremente e se envolvem na discussão em torno de seu lugar dentro do contexto da mobilidade sustentável.


Promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o projeto de mobilidade e lazer acontece pela terceira vez no Centro de Aracaju.

Segundo o superintendente Antonio Samarone, o momento se dá por conta da preocupação da própria sociedade em resgatar a cidadania, a convivência diária e em redefinir a ocupação do espaço urbano. "Não dá mais para esperar e a população tem percebido e sentido a necessidade em desenvolver ações rumo à mobilidade sustentável", coloca.

A Semana Nacional do Trânsito já é uma prática consolidada em Aracaju. O evento começou oficialmente na capital sergipana no último domingo, 18, com a realização do Passeio Ciclístico da Primavera que envolveu mais de 800 cidadãos. As atividades seguem até o dia 25.

Lojistas

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) manifestou seu apoio à iniciativa. Para a CDL, a ação irá alertar os cidadãos para a necessidade da reflexão sobre o uso de automóveis, bem como a criação de vias alternativas de transporte, além de estimular a movimentação intensa no Centro da cidade com a realização de varias atividades recreativas e educacionais envolvendo comerciários e a população em geral.

Segundo o presidente da CDL, Samuel Schuster, outras iniciativas precisam ser estimuladas pelos órgãos públicos como forma de revitalizar e fortalecer o Centro comercial da cidade, considerado o coração de Aracaju, "Para que possamos continuar abrindo mais lojas, gerando mais empregos e renda para todos, o Centro precisa de apoio", opina.

Itnerário

Para não restringir a mobilidade das pessoas que utilizam transporte público e precisam das vias interditadas para seguir a rotina, a Diretoria de Trânsito de Aracaju organizou a mudança no itinerário dos ônibus que seguem para o Terminal de Integração do Centro durante a realização do projeto ‘Rua Viva', das 7h às 17h.

Os ônibus que circulam da zona Sul para a zona Norte, retornarão pela Avenida Rio Branco, acessando a travessa José de Faro e seguindo pela rua Itabaianinha. O trajeto oposto percorrerá o mesmo sentido.
Rua Viva

Uma série de atividades, promovidas pelas secretarias e órgãos da Prefeitura, serão realizadas nos dias 22 e 23. Idosos poderão realizar o cadastramento biométrico e o de vagas especiais. Também será realizada a distribuição de mudas e adubos químicos, exposição de orquídeas, paisagismo, aferição de glicemia, atividades esportivas e de lazer (xadrez, tênis de mesa, taekwondo, street dance, patinação, cabo de guerra), brinquedoteca, apresentações culturais e literatura. "Assim, esperamos chamar atenção da sociedade para a promoção da segurança e do respeito no trânsito junto", lembra o superintendente Samarone.

Fonte: Portal JC.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Seguidores